APRENDA A LER E ESTUDAR A BÍBLIA DE FORMA PROFUNDA E TRANSFORMADORA

Acompanhe o curso pelos seguintes canais:

Nessa primeira aula, eu gostaria de apresentar as razões pelas quais considero que todo cristão deveria fazer esse curso de interpretação bíblica:
  1. Aperfeiçoar a interpretação que você já faz da Bíblia.
  2. Não depender apenas de outros para interpretar a Bíblia.
  3. Transformar o estudo da Bíblia em uma jornada incrível.
  4. Aumentar sua participação no ensino bíblico.
  5. Adquirir ferramentas para estudar temas complexos.
  • Download da apresentação da Introdução
  • Primeira aula ao vivo, envolvendo:

    Introdução: Por que fazer este curso?

    Nesta aula, vamos estabelecer um bom fundamento para o que veremos no decorrer do curso. São passos preliminares para termos as informações necessárias para compreender o que vem a seguir.
    1. Nossa primeira tarefa é entender a audiência original, a cultura original e a mensagem original.
    2. O próximo passo é tentar encontrar o sentido que isso possa trazer para uma aplicação mais universal.
    3. Finalmente a aplicação poderá ser feita em uma variedade de contextos.

    Segunda aula ao vivo.
    Neste segundo encontro vamos conhecer:

    • Aula 2: Visão geral – Os 7 passos que serão seguidos durante todo o curso de interpretação.
    • Aula 3: Deixe de preconceito – O primeiro passo que fala sobre nossos vieses interpretativos.

    Mais o tira-dúvidas ao vivo e outras orientações e dicas.

    Nessa aula, faremos um breve resumo sobre os princípios de interpretação bíblica que veremos no decorrer do curso. Cada ponto a seguir é uma enorme jornada para se aprofundar na Bíblia, e juntos serão seu kit de ferramentas para explorar as riquezas da Palavra de Deus.
    1. DEIXE DE PRECONCEITO
    2. JULGANDO O LIVRO PELA CAPA
    3. CONTEXTO SEM PRETEXTO
    4. FOCO NA PALAVRA
    5. CHOQUE DE CULTURA
    6. LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ
    7. E EU COM ISSO?
    Neste terceiro encontro iremos abordar o segundo princípio de interpretação básica que é analisar um livro bíblico como um todo antes de interpretar um verso isolado. Veremos como fazer uma leitura investigativa e colocaremos tudo em prática analisando 1 Tessalonicenses como exemplo.
  • Download da apresentação da Aula 04
  • Neste primeiro passo, vamos dar uma olhada em algumas condições preexistentes que todos nós possuímos e como elas afetam a nossa forma de interpretar a Bíblia. Os 3 principais vieses interpretativos são:
    1. Experiências de vida
    2. Bagagem religiosa
    3. Linguagem e cultura
    Continuando nosso terceiro encontro ao vivo, aprenderemos a utilizar algumas ferramentas de estudo que nos darão um panorama sobre o livro a ser estudado.
    • Bíblia de Estudo
    • Dicionário Bíblico
    • Comentário Bíblico
    • App de estudo para celular
  • Download da apresentação da Aula 04
  • Nessa aula, abordaremos a segunda regra que é estudar um livro da Bíblia como um todo, ou seja, levar em consideração tudo o que diz respeito ao livro em si e como ele afeta a interpretação de seus versos isolados.
    1. Leia um livro do início ao fim
    2. Faça uma leitura investigativa
    3. Utilize ferramentas de estudo para ter uma visão geral do livro.
    Nessa aula, vamos compreender o terceiro passo que se resume a investigar o contexto que cerca a passagem ou seção de um texto bíblico que você deseja estudar, antes de sair interpretando segundo suas preconcepções. Também iremos investigar alguns exemplos de textos fora de contexto e sua correta interpretação.
  • Download da apresentação da Aula 05
  • Essa é a primeira parte de uma aula prática onde faremos um estudo de caso para fixar os conceitos de uma leitura investigativa, como visto na aula 4.1 – Julgando o livro pela capa, utilizando como exemplo a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses.

    Nessa aula, vamos recapitular os principais pontos vistos até aqui:

    • Vieses interpretativos
    • Leitura investigativa de um livro
    • Lendo um verso em seu contexto
    Essa é a segunda parte de uma aula prática onde faremos um estudo de caso para fixar os conceitos de uma leitura investigativa, como visto na aula 4.1 – Julgando o livro pela capa, utilizando como exemplo a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses.

    Nesta aula, vamos analisar com calma o quarto passo que se chama “FOCO NA PALAVRA”. Esse passo consiste simplesmente em cavar mais fundo nas próprias palavras da passagem que estamos estudando e olharmos certos termos de forma mais cuidadosa dentro de seu sentido original e também na forma como ela aparece em outros versos.

    Nessa última aula sobre o segundo módulo que é sobre ler um texto dentro de sua unidade literária, vimos algumas ferramentas iniciais que nos auxiliam a ter uma visão geral e introdutória sobre o livro que iremos estudar.

    • Bíblia de Estudo
    • Dicionário Bíblico
    • Comentário Bíblico
    • App: Mybible

     

    Chegamos ao quinto passo desse método de estudo que se chama “CHOQUE DE CULTURA”. Esse passo consiste em estudar alguns dos elementos culturais mais relevantes que fazem parte do contexto bíblico e estão presentes em todos os textos da Bíblia.
    Nessa aula, vamos compreender o terceiro passo que se resume a investigar o contexto imediato que cerca a passagem ou seção de um texto bíblico que você deseja estudar, antes de sair interpretando segundo suas preconcepções.
    Neste passo, aprenderemos a fazer conexões relevantes entre a passagem que estamos estudando e outras partes da Bíblia que falam sobre o mesmo assunto. Essas conexões devem nos ajudar a clarear o entendimento daquele verso ou seção que estamos buscando compreender.
  • Download da apresentação da Aula 08
  • Para fixar os conceitos da aula 5.1 – Contexto sem pretexto, vamos investigar alguns exemplos de textos fora de contexto e sua correta interpretação.

    Parte 1 de 2

    Para fixar os conceitos da aula 5.1 – Contexto sem pretexto, vamos investigar alguns exemplos de textos fora de contexto e sua correta interpretação.

    Parte 2 de 2